Até o quali da Sprint Challenge em Termas de Rio Hondo, a classe não tinha repetido um pole-position nesta temporada. Mas Antonella Bassani, a primeira mulher a vencer na história da categoria, quebrou mais este tabu e garantiu pela segunda vez no ano o primeiro lugar no grid.
Ela duelou com Eduardo Taurisano e prevaleceu no fim pela margem mínima de 0.005s.
O quali da Challenge foi aberto pelos quatro carros da classe Rookie, com destaque para Celio Brasil. Ele teve mais de 1s sobre a concorrência até o minuto final, quando Luiz Souza se aproximou. Eric Santos fechou a sessão em terceiro, à frente de Wagner Pontes.
A seguir os demais competidores entraram na pista de 4.805m.
Após algumas voltas de aquecimento, Marcelo Tomasoni e Gustavo Zanon logo registraram tempos competitivos.
Então Eduardo Taurisano assumiu a liderança, com 1:45.693. Antonio Junqueira e Antonella Bassani vinham imediatamente atrás, nesta ordem.
Em sua terceira volta, Antonella baixou a marca de Taurisano assumindo a liderança por 0.108s.
Mas o piloto do carro #88 estava determinado a retomar a pole e veio muito forte na quarta volta. Entretanto ficou a apenas 0.005s de Antonella.
Na volta da bandeirada ela vinha mais veloz ainda, mas acabou rodando na curva 13.
Mesmo assim, Antonella é a primeira competidora do grid da Challenge a repetir uma pole em 2023. Em terceiro, Antonio Junqueira é o pole na Sport. Miguel Mariotti e Gustavo Zanon completam o top5. Em sétimo, Celio Brasil é o pole na Rookie.
O que ela disse:
“Valeu muito a pena todo treino, pois me preparei demais para a etapa de Termas. Nem vou comemorar muito a pole porque logo tem outro quali. Estou muito feliz com essa segunda pole, ainda mais com 40 kg de B.O.P.”
Fonte:Porsche Cup Brasil