Atletas de Piratuba, Ipira, Lages, Braço do Norte, Itajaí e de Bombinhas participaram da 2ª Etapa do Campeonato Catarinense de Karatê Interestilos, que foi realizada no último sábado, dia 12, no Ginásio Governador Pedro Ivo de Campos em Piratuba. Crianças, jovens e adultos disputaram 89 categorias, entre Kata infantil e adulto, Kumite (lutas) adulto e infantil, individuais e em equipe.
Além de sediar a etapa estadual, as equipes piratubenses se destacaram e conquistaram 36 medalhas de ouro e a primeira colocação geral. Com o resultado, carimbaram o passaporte para o 30º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos que será realizado no mês de setembro em São Paulo.
O evento foi promovido pela Federação Catarinense de Karatê Interestilos, FICK, e organizado pela Associação de Pais e Amigos do Karatê de Piratuba, APAK, com apoio da Prefeitura de Piratuba. Ao todo, 186 atletas estiveram no município no sábado. “Nossa avaliação é muito positiva, tanto em relação ao evento realizado aqui, quanto ao nosso desempenho. Piratuba conquistou cerca de 150 medalhas, entre ouro, prata e bronze e nossos atletas classificados estarão em SP para o Brasileiro em setembro”, relatou o sensei Valdelberto de Abreu ao Jornal Comunidade. “Ressaltamos que o apoio da Prefeitura foi fundamental para a realização deste evento em Piratuba, sem a parceria não seria possível. Também agradecemos ao presidente da FICK, Murilo Figueiredo, que foi fundamental para que esta etapa viesse para cá. Os patrocinadores e as pessoas que nos auxiliaram também foram fundamentais”, registrou.
A classificação geral em Piratuba teve o município sede como 1º colocado. A equipe de Braço do Norte ficou em 2º e Lages em 3º lugar. Os atletas de Ipira ficaram em 4º e os de Bombinhas em 5º. A 6ª colocação ficou com Itajaí.
Karatê em Piratuba:
As atividades iniciaram em Piratuba há cerca de três anos, com a Associação Piratubense de Karatê. O senseis Valdelberto de Abreu e Rafael Backes e a atleta Nikoly de Abreu conduzem os atletas, de forma voluntária. A Prefeitura é parceira e auxilia com estrutura, viagens e com a contratação do atleta Pedro Gabriel, que é um dos professores. Atualmente são mais de 140 praticantes, com turmas que treinam durante a semana. A novidade deste ano foi a turma das mães de atletas, que como forma de incentivo aos filhos, também estão praticando e inclusive competiram no sábado.
As aulas são oferecidas às segundas à noite e nas terças de manhã e tarde. Nas quartas, quintas e sextas, há turmas de manhã, tarde e noite. Todas as aulas são oferecidas sem custos aos praticantes.
Por Cristiano Mortari\ Jornal Comunidade - Foto: Juliano Cowacicz.