A vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Santos, nesta quarta-feira (21), na Vila Belmiro, acabou antes do tempo. Vandalismos protagonizados por torcedores do Peixe, que atiraram sinalizadores em campo, fizeram o árbitro Leandro Vuaden encerrar o jogo aos 41 minutos da segunda etapa.
Nesta quinta-feira (22), o Superior Tribunal de Justiça Deportiva (STJD) anunciou a punição preventida ao Peixe, que ficará 30 dias sem ter torcida na Vila Belmiro, fora dela. A medida tem efeito imediato e vale até para o futebol feminino. "Pedido de interdição seria analisado, mas assim não foi, foi feito apenas sem a presença de torcedores. Não podemos correr riscos, o futebol brasileiro não pode correr risco de uma manifestação tão ruim como a que aconteceu ontem. Existem outras formas democráticas e sociais de se manifestarem. Todos podem se manifestar, nas formas adequadas, legais, democráticas e socialmente aceitas", disse José Perdiz de Jesus, presidente do STJD.
A decisão tem validade por 30 dias até o julgamento do caso na primeira instância do STJD. Desta forma, o Peixe receberá o Flamengo neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, com portões fechados.
O que aconteceu para Santos x Corinthians ser encerrando antes do tempo?
O Corinthians vencia por 2 a 0 e encaminhava os três pontos, quando os torcedores do Santos protagonizaram cenas lamentáveis aos 41 minutos da segunda etapa.
Diversos sinalizadores foram lançados para a área do goleiro Cássio. Rapidamente, os atletas saíram do local onde os sinalizadores foram atirados e ameçaram uma ida ao vestiário.
No entanto, o árbitro Leandro Vuaden impediu e pediu para que os jogadores do Corinthians esperassem uma decisão definitiva. Pouco tempo depois, o ambiente hostil seguiu hostil e fez Vuaden encerrar a partida por não ter condições de segurança para a partida.
Em campo, Yuri Alberto e João Lucas, contra, fizeram os gols da vitória do Corinthians sobre o Santos.
Próximos jogos do Santos
Flamengo (C) - domingo (25/6), às 18h30 (de Brasília) - Campeonato Brasileiro