Criciúma relata 'inconformismo' com disputa da vaga para a Copa do Brasil em sorteio
Esportes
Publicado em 29/12/2022

Depois do Guarani se manifestar, o Criciúma também emitiu uma nota na noite dessa terça-feira, dia 27, demonstrando seu descontentamento com a forma como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definirá quais dos dois clubes vai ficar com a última vaga para a Copa do Brasil de 2023. Os clubes estão empatados no número de pontos no critério de classificação via Ranking Nacional de Clubes (RNC) e a decisão de quem jogará o campeonato será em sorteio. 

 

Na nota publicada em seu site, o Tigre reforçou o inconformismo de saber da possibilidade de ficar de fora da Copa do Brasil de 2023. A diretoria carvoeira entende ser de seu direito a vaga via RNC. Confira abaixo a manifestação do Criciúma:

 

 

NOTA OFICIAL

 

O Criciúma Esporte Clube reafirma a sua legitimidade na classificação via Ranking Nacional dos Clubes (RNC), para disputar a Copa do Brasil em 2023. 

 

O Clube reitera o inconformismo com a possibilidade de decisão via sorteio e reforça a atuação e vigilância constante, para que os resultados obtidos legalmente dentro de campo, acarretando a pontuação atingida no ano de 2022, sejam respeitados. 

 

Nesse sentido, o clube vem a público informar que irá lutar e não medirá esforços para que se faça valer o seu direito conquistado na defesa de seus legítimos interesses.

 

Entenda o impasse

 

O Guarani e o Criciúma ficaram sem a classificação garantida após a Federação Paulista de Futebol (FPF) dar uma das suas quatro vagas ao vice-campeão do Troféu do Interior de 2022, que foi o Botafogo-SP.

 

É que o campeão do Troféu do Interior foi o Ituano, que também já havia conquistado a vaga para a Copa do Brasil pela sua classificação no Campeonato Paulista. Com isso, o Guarani herdaria a vaga via Paulistão. Só que a FPF determinou que a vaga remanescente seria do Troféu do Interior, repassando então ao vice, o Botafogo-SP, deixando o Guarani de fora.

 

Com isso, o Bugre retornou para a briga pela classificação pelo RNC, ficando empatado em número de pontos com o Criciúma. Ao identificar o imbróglio, a CBF revelou que não há um critério de desempate definido em regulamento e que a forma encontrada para solucionar o caso será um sorteio, pegando os clubes de surpresa.

 

 

Fonte: Engeplus

Comentários