Uma das grandes esperanças de medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Darlan Romani está fora da disputa do arremesso de peso. O brasileiro passou por uma avaliação médica que detectou uma hérnia de disco em sua coluna. Por isso, Darlan precisou se afastar da competição para passar por uma cirurgia no local. A confirmação da baixa nos Jogos veio nesta terça-feira (23), através da assessoria de comunicação do atleta.
Após o Troféu Brasil, em São Paulo, no fim de junho, o atleta viajou para um camping de treinamento em León, na Espanha. Mas retornou ao Brasil em 19 de julho por causa de dores na região lombar, depois de passar por tratamento fisioterápico e medicamentoso, sem sucesso.
Segundo o dr. André Guerreiro, médico da delegação brasileira, trata-se de recidiva de uma hérnia nas vértebras L4 e L5, na região lombar. O problema já precisou passar por correção cirúrgica, há três anos e meio, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
Ainda segundo a assessoria, Darlan está momentaneamente sem conseguir caminhar por conta das fortes dores que sente. O procedimento cirúrgico deve acontecer já nos próximos dias, e será feito pelo médico Renato Ueta, especialista em cirurgias de coluna.
Aos 33 anos, o atleta brasileiro iria para a sua terceira e, provavelmente, última Olimpíada. Darlan Romani ganhou destaque após ficar em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Em seguida, se sagrou campeão mundial de arremesso de peso em Belgrado 2022. Além disso, Darlan conta com dois títulos Pan-Americanos (Lima 2019 e Santiago 2023), além do ouro no Sul-Americano de Cochabamba 2018.