O que cada time precisa na 11º rodada do Campeonato Catarinense
Futebol
Publicado em 01/03/2024

A primeira fase do Campeonato Catarinense chega ao fim neste sábado, dia 2, para a última rodada da primeira fase. Seis confrontos estão marcados para às 16h30.

 

A 11º rodada da competição estadual vai definir o lider, as equipes garantidas no G-8, quem vai disputar a Série D 2025 e o último rebaixado. 

 

Quatro times já estão garantidos na segunda fase, Criciúma, Marcílio Dias, Avaí e Figueirense. Nação confirmou o retorno à segunda divisão com antecedência. Sobre a quarta divisão, serão três vagas destinadas a Santa Catarina.

 

OS JOGOS DA ÚLTIMA RODADA

 

Figueirense x Inter de Lages (Estádio Orlando Scarpelli)

Criciúma x Chapecoense (Estádio Heriberto Hülse)

Nação x Joinville (Arena Joinville)

Brusque x Marcílio Dias (Estádio das Nações)

Concórdia x Avaí (Estádio Domingos Machado de Lima)

Barra x Hercílio Luz (Estádio Dr. Hercílio Luz)

 

PANORAMA DE CADA TIME

 

1º Criciúma – 22 pontos

Já classificado, o Tigre lidera desde a primeira rodada e quer terminar o sábado da mesma forma. Com dois pontos de vantagem sobre o Marcílio Dias, que está na vice-liderança, depende apenas de si. Caso tropece diante da Chapecoense, precisa secar o Marinheiro.

 

2º Marcílio Dias – 20 pontos

A equipe de Itajaí mira a liderança e pode conquistá-la se vencer o Brusque e o Criciúma perder para a Chapecoense. Outra forma é em caso de vitória sobre o Quadricolor e um empate do Tigre. Neste caso, precisa tirar a diferença de quatro gols no saldo. O segundo lugar é assegurado com um empate. A vaga na Série D será garantida caso Barra, Hercílio Luz ou JEC não se classifiquem e a Chapecoense assumindo uma posição no G-8.

 

3º Avaí – 17 pontos

O Leão da Ilha tem chance de encerrar a primeira fase em segundo lugar, mas precisa bater o Concórdia e torcer pela derrota do Marcílio Dias, além de contar com o saldo – o Avaí tem saldo positivo de dois gols, e o Marinheiro, quatro. Em caso de empate contra o Galo, permanece em terceiro se o Figueirense não vencer o Inter de Lages ou não tirar a diferença no saldo de gols. Se perder no Oeste, corre o risco de terminar a rodada fora do G-4 se Figueira e Barra vencerem os seus duelos.

 

4º Figueirense – 15 pontos

Se ganhar do Inter de Lages no Orlando Scarpelli, o Furacão torce pela derrota do Avaí para garantir o terceiro lugar na tabela. Caso vença, mas o Leão empate, precisa melhorar o saldo (-1 contra 2). A derrota pode complicar os planos do time de João Burse e fazê-lo perder posições na tabela para o Barra (que vai precisar do empate diante do Hercílio Luz), para o Hercílio Luz (que vai precisar da vitória) e o Brusque (que vai precisar vencer o Marcílio Dias).

 

5º Barra – 14 pontos

O empate contra o Hercílio Luz confirma a classificação do Pescador às quartas de final, mas há chance até de terceiro lugar. Neste caso, depende da vitória em casa, da derrota do Avaí e de um empate do Figueirense. A vaga na Série D, também almejada pelo clube de Balneário Camboriú, é assegurada na primeira fase caso Hercílio ou Joinville não se classifiquem e que a Chapecoense assuma a vaga no G-8.

 

6º Hercílio Luz – 14 pontos

O Leão do Sul precisa empatar com o Barra para estar no mata-mata. Atualmente em sexto lugar, o clube de Tubarão pode chegar até no G-4 caso vença o Pescador e o Figueirense não ganhe em casa. Para garantir presença na Série D já na primeira fase, depende da não classificação de Barra ou Joinville, com a Chapecoense na vaga de um deles no G-8.

 

7º Brusque – 14 pontos

Se empatar com o Marcílio Dias, o Quadricolor estará mais uma vez nas quartas de final do Catarinense. O time pode chegar ainda ao G-4 se vencer o Marinheiro e contar com o tropeço do Figueirense, e que Barra e Hercílio Luz empatem. Outro cenário mostra a presença em quarto lugar até mesmo com a vitória do Hercílio, desde que o Brusque faça dois gols a mais que o Leão do Sul na rodada.

 

8º Joinville – 12 pontos

Para chegar ao mata-mata, a conta do Joinville é simples: precisa vencer o rebaixado Nação neste sábado. Já a tão sonhada vaga na Série D de 2025 será comemorada se somar os três pontos e Barra ou Hercílio Luz ficarem fora da próxima fase, além do Concórdia não se classificar.

 

9º Chapecoense – 11 pontos

Sim, o Verdão do Oeste corre risco de rebaixamento à Série B do estadual e assegura a permanência se empatar com o Criciúma fora de casa. A classificação ao mata-mata depende da vitória e de tropeços de dois adversários que estão no G-8: Barra (derrota + saldo de gols) e Hercílio Luz (derrota + saldo de gols). A Chape também pode roubar a posição do Joinville se empatar com o Tigre e ver o Coelho derrotado pelo Nação.

 

10º Concórdia – 11 pontos

Mesmo com risco de rebaixamento, o Galo também pode terminar a rodada dentro do G-8. Para isso, precisa vencer o Avaí e torcer contra adversários que estão acima na tabela: Chapecoense e Joinville (não podem vencer), Hercílio Luz e Brusque (precisam perder) e o Barra (necessita da derrota e tirar diferença de 12 gols no saldo). No caso da vaga na Série D de forma antecipada, ela só será garantida se o time classificar ao mata-mata e Barra, Joinville ou Hercílio Luz ficarem de fora.

 

11º Inter de Lages – 8 pontos

O Leão Baio ainda sonha com a permanência na elite. Para isso, precisa vencer o Figueirense, em Florianópolis, e torcer por derrotas de Concórdia ou Chapecoense, que têm 11 pontos. As contas, no entanto, não são simples e vão levar em consideração também o saldo de gols.

 

12º Nação – 5 pontos

O clube de Araquari foi rebaixado com duas rodadas de antecedência e não tem mais pretensões na competição estadual.

 

 

Fonte: GE - Foto: Ricardo Artifon/CAC

Comentários