Favorito ao ouro no arremesso do peso dos Jogos Pan-Americanos, o brasileiro Darlan Romani confirmou o bicampeonato no final da tarde desta sexta-feira (3) com a marca de 21m36 no Estádio Nacional de Santiago. Welington Silva, o outro representante do Brasil, ficou em quinto com 20m26. A medalha de prata foi para o mexicano Uziel Muñoz e o bronze para o estadunidense Jordan Geist.
Darlan entrou na prova como campeão e recordista pan-americano, 22m09, e dono da maior marca pessoal dentre os 13 atletas, 22m61. Além dele, só o jamaicano Rajindra Campbell e o estadunidense Roger Steen já foram além dos 22m. O caribenho, finalista do Mundial de Budapeste junto do brasileiro, com 22m22 e o norte-americano com 22m08.
Disputa com mexicano
Nos primeiros três arremessos, Darlan Romani fez a segunda melhor marca, 20m86, atrás dos 21m15 de Uziel Muñoz. Welington Silva fez 19m83 e também foi para as últimas três tentativas, que decidiriam a medalha de ouro do arremesso do peso no Pan de Santiago. No quarto arremesso, Darlan se aproximou de Muñoz, 20m84, e no quinto superou o mexicano cravando 21m36. Muñoz queimou o quinto e, na cartada final, marcou 20m48.
“Fiz um primeiro arremesso muito bom, foi queima, mas faz parte do jogo. A partir do segundo já entrei na prova, comecei a sentir melhor a prova e fui evoluindo. Isso é importante”, disse. “Ainda não saio feliz com 21m30 (21m36, na verdade), queria muito mais, mas o importante é que conseguimos a medalha e agora vamos continuar trabalhando para os próximos objetivos. Já estamos saindo com um resultado importante, sabendo estamos no caminho certo para a Olimpíada”.
Fonte: OTD\Foto: Dante Fernandez/Santiago 2023