O time da Associação Criciúma de Futsal (ACF)/Fundação Municipal de Esportes (FME)/Esucri foi vice-campeão da etapa nacional da Copa Mundo do Futsal sub-21. Com a chegada na decisão, a equipe criciumense garantiu a vaga na fase internacional da competição, que será disputada na cidade de Paranaguá (PR), entre os dias 16 e 23 de maio. O concordiense Luiz Felipe Furlanetto Frizon, ex-ACF disputou a competição pela equipe do Criciúma.
O time criciumense disputou a final da etapa nacional na tarde deste domingo, dia 2, em Maracaju (MS) contra o Magnus Futsal. Os comandados do técnico Alexandre Verdieri saíram na frente do placar, abrindo 2 a 0, mas sofreram a virada ainda na primeira etapa, que encerrou em 4 a 3 para o time paulista. Já no segundo tempo, o Magnus marcou em mais quatro oportunidades e fechou o placar em 8 a 3.
“Nós estamos extremamente orgulhosos em poder levar o nome de Criciúma para o mundo por meio do futsal. Infelizmente o título não veio, mas nós mostramos que a modalidade é muito forte em nossa cidade e em nosso Estado e que estamos prontos para dar passos ainda maiores”, destacou Verdieri.
O presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni, acompanhou todos os jogos da competição por meio das transmissões do evento e ressaltou que a campanha foi um presente para a Fundação, que completa 30 anos neste domingo.
“É um momento especial para a nossa cidade. O nosso time pensando como um time adulto e trazendo para o município um resultado desse. Esses atletas serão recebidos com uma grande festa, mesmo sendo o vice-campeonato, nós também encaramos como um título, pois deixamos grandes clubes para trás e conseguimos uma vaga importante para o mundial”
A campanha do time criciumense na competição também agradou o presidente da ACF, Márcio Rodrigo Fernandes, que valorizou o empenho dos atletas. “Os meninos colocaram o futsal de Criciúma na vitrine do mundo e ainda ficarão na história, pelos seus feitos. O nosso ouro está naquilo que pouca gente vê: na função social da cidade, na formação de cidadãos, além de atletas, na construção da história de uma modalidade, na condição de espelho daqueles que acreditam neste projeto”.
Revelação do Campeonato
Além da premiação coletiva, a equipe da ACF/FME/Esucri também teve um destaque individual. O atleta Filipe foi eleito o jogador revelação da competição. “Primeiramente gostaria de agradecer a comissão que sempre confiou em mim. Fico triste pela derrota, do jeito que foi, mas ao mesmo tempo estou feliz por essa conquista individual. O ano está só começando e será de muitas conquistas”, pontuou.
A etapa nacional da Copa Mundo do Futsal foi disputada entre os dias 26 de março e 2 de abril e contou com a participação de mais de 250 atletas de 13 equipes inscritas na competição. Apesar de ser sub-21, podendo inscrever até três jogadores Sub-23, o time de Criciúma participou do evento com a sua categoria Sub-20.
A chegada da delegação criciumense na cidade está prevista para o início da noite desta segunda-feira, dia 3.
Colaboração: Fabrício Júnior