Os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro chegaram a um acordo na terça-feira, dia 14, para aumentar o número de atletas estrangeiros relacionados por partida. Ao invés de cinco, serão permitidos agora sete jogadores. O acordo foi realizado após uma votação em meio ao Conselho Técnico do Brasileirão.
Recentemente, clubes como São Paulo, Athletico-PR, Corinthians, Grêmio e Flamengo realizaram um movimento para aumentar o número de estrangeiros.
O Conselho Técnico também apresentou novidades referentes às punições por possíveis casos de racismo em partidas do Campeonato Brasileiro. A CBF decidiu que uma multa financeira será a primeira punição a um clube em caso de racismo. O valor não foi divulgado.
Em caso de reincidência, este clube perderá o mando de campo ou jogará com portões fechados. Em um terceiro caso, a punição será uma perda de pontos.
A proposta foi algo que partiu do próprio presidente Ednaldo Rodrigues. Em 2022, o dirigente já havia falado sobre o tema e deixando em aberto uma punição mais severa para o futuro.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF