Darlan Romani treina com foco no Mundial e Pan de Santiago
Esportes
Publicado em 31/01/2023

Campeão mundial do arremesso de peso em pista coberta, o catarinense Darlan Romani está de olho nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Entretanto, ele não perde o foco de duas importantes competições de 2023: o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto, e os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 29 de outubro a 5 de novembro.

 

Acompanhado do especialista cubano Justo Navarro, seu mentor desde 2010, Darlan Romani participa de um camping de treinamento na cidade mineira de Uberlândia, que começou no dia 16 de janeiro e termina domingo (5).“São três semanas de muito trabalho e de concentração. O foco total é o treinamento. Está sendo ótimo porque tira a gente do nosso ambiente e coloca a cabeça só no treino”, disse o recordista sul-americano indoor (22,53 m) e o ar livre (22,61 m), que mora em Bragança Paulista (SP) e faz sua preparação normal no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na mesma cidade.

 

As atividades bancadas pelo Programa de Preparação Olímpica, parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), ocorrem no Sesi-Gravatás – tanto no campo como na sala de musculação. O camping marca a volta de Darlan a Uberlândia, cidade onde morou por alguns anos.“Adorei voltar à cidade em que descobri o esporte de alto rendimento. Foi bom rever alguns funcionários que já trabalhavam aqui em 2010, quando comecei a treinar com o Profe (Justo Navarro)”, comentou Darlan.

 

Currículo

O título do Campeonato Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, foi conquistado no dia 19 de março de 2022 ao conseguir a marca de 22,53m. Na ocasião, ele superou o bicampeão olímpico e recordista mundial Ryan Crouser, dos Estados Unidos, que ficou com a medalha de prata com 22,44m. Bicampeão mundial militar, dos Jogos Pan-Americanos e do Campeonato Ibero-Americano, Darlan tem excelentes resultados na carreira como o quinto lugar nos Jogos do Rio-2016 e o quarto em Tóquio-2021.

 

No Mundial de Doha-2019, também ficou na quarta colocação na prova mais disputada da história do arremesso do peso. Já no Mundial do Oregon-2022, contundido, ficou na quinta colocação. O brasileiro terminou 2022 em sétimo lugar no ranking mundial, com 21,92m. Ele ocupa a 11ª posição no ranking de todos os tempos, com 22,61m, seu recorde ao ar livre.

 

Próximos passos

No início de maio, Darlan Romani fará um camping na Europa e participa das primeiras competições do ano. O giro vai começar no dia 5 de maio, com a disputa da etapa de Doha, no Catar, da Liga Diamante, o principal circuito de meetings da World Athletics. “Estou fazendo uma boa preparação e o objetivo é fazer o melhor possível”, disse o atleta nascido a 9 de abril de 1991, na cidade de Concórdia (SC).

 

Fonte: OTD (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Comentários