Quatro estádios estão pendentes de autorização a 10 dias para o início do Catarinense
Esportes
Publicado em 07/01/2023

Barra, Camboriú, Concórdia, Hercílio Luz e Marcílio Dias estão sem estádio para a disputa do Campeonato Catarinense, que começa em 10 dias. Os campos em que os clubes vão mandar as partidas passam por obras e ainda precisam ser aprovados pelas autoridades responsáveis e pela Federação Catarinense de Futebol (FCF).

 

Utilizado no Catarinense e Copa SC de 2022, o Estádio Dr. Hercílio Luz será a casa do Marcílio Dias e do Barra no estadual deste ano. Apesar de ter recebido diversas partidas no ano passado, o estádio está na lista dos "não autorizados" até o momento.

 

A assessoria do Marcílio Dias disse que o Estádio Dr. Hercílio Luz passa por reparos básicos na arquibancada, como a instalação de corrimãos, pintura e rachaduras que precisam ser arrumadas. Segundo o clube, estas pequenas obras estarão completas até o início do estadual.

 

Porém, o maior impedimento é a iluminação, que será trocada. A assessoria do clube afirma que será resolvido até o primeiro jogo disputado a noite no local - no dia 19 de janeiro, entre Barra e Criciúma.

 

O Barra tem um acordo com o Marcílio Dias para utilizar o Dr. Hercílio Luz até a entrega do estádio próprio, que está marcada para meados de 2024. O Pescador não ajuda financeiramente nas melhorias do estádio.

 

O Estádio Dr. Hercílio Luz estreia no Campeonato Catarinense na primeira rodada. O Marcílio Dias recebe o Hercílio Luz no dia 15 de janeiro, às 17h (de Brasília).

 

O Estádio Aníbal Torres Costa, casa do Hercílio Luz, também passa por algumas melhorias no gramado e na iluminação.

 

Segundo a assessoria do clube, estes reparos serão concluídos até o dia da vistoria da Federação Catarinense de Futebol (FCF), que vai acontecer na próxima semana - o dia exato não foi divulgado.

 

A primeira partida do Estádio Aníbal Torres Costa no Campeonato Catarinense será na segunda rodada. O Hercílio Luz recebe a Chapecoense no dia 18 de janeiro, às 19h (de Brasília).

 

No estadual do ano passado o Camboriú começou jogando no Augusto Bauer, em Brusque, enquanto o Estádio das Nações passava por obras para se adequar a exigências da FCF. A Cambura estreou no campo em Balneário Camboriú somente no segundo jogo das quartas de final, em março, contra o Marcílio Dias.

 

Na época, uma série de adequações foram necessárias para liberar o estádio, como melhorias no campo, arquibancadas e iluminação. O investimento foi em torno de R$ 1 milhão.

 

Hoje, o Estádio das Nações ainda passa por mudanças. O gramado está sendo trocado faltando pouco mais de uma semana para o início do estadual.

 

O Estádio das Nações estreia no Campeonato Catarinense logo na primeira rodada. O Camboriú recebe o Joinville no dia 14 de janeiro, às 20h (de Brasília).

 

O Estádio Domingos Machado de Lima, casa do Concórdia, finaliza a lista dos ainda "não autorizados" para receber jogos no Catarinense.

 

Arquibancada coberta está sendo demolida para a construção de uma nova e o gramado já sofreu reparos. Provisoriamente  deverá ser instalada no local uma arquibancada móvel para os jogos do Galo do Oeste. O municipal já foi usado inclusive no amistoso do Concórdia contra o São Luiz de Ijuí no último dia 29 de dezembro.

 

 

A arquibancada coberta será demolida para a construção de uma nova. Com isso, será necessário a instalação de arquibancadas móveis para suprir a necessidade do setor.

 

Como o estádio é municipal, o Concórdia está aguardando a prefeitura da cidade finalizar os detalhes para a instalação - posteriormente, há a fiscalização das autoridades responsáveis.

 

A primeira partida do Estádio Domingos Machado de Lima no Campeonato Catarinense será na segunda rodada. O Concórdia recebe o Figueirense no dia 18 de janeiro, às 19h (de Brasília).

 

Especificações da FCF

Nos últimos anos a Federação Catarinense de Futebol promoveu mudanças no Manual de Infraestrutura de Estádios para a disputa da Série A do Campeonato Catarinense. Algumas delas foram postergadas por conta da pandemia de Covid-19 e entraram em vigor neste ano.

 

Confira as exigências de acordo com as necessidades dos estádios citados acima:

 

Iluminação: No mínimo 700 EV (lux), com gerador de emergência;

Gramado: Liso, com declive para as laterais, com grama do tipo bermuda ou similar - é admitido grama sintética com certificado FIFA; Sistema de irrigação automatizado, com garantia de abastecimento e armazenamento de água; Sistema de drenagem instalado;

Arquibancada: Lugares numerados; Setor visitante; Dispensável a exigência de assentos ou cadeiras nos setores; Área de circulação com piso regular e pavimentado; Mínimo de seis posições de acessibilidade para a torcida, com local demarcado.

 

Fonte: GE - Foto: Indianara Fernandes/Arquivo pessoal

 

Comentários