Saiba tudo sobre os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Esportes
Publicado em 02/01/2023

Agora é contagem regressiva. O ano de 2023 promete grandes emoções. Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 com certeza serão uma delas. Com a cerimônia de abertura marcada para 20 de outubro de 2023, o evento é a principal prévia para as olimpíadas de 2024.

 

 

Além disso, a edição Pan de Santiago baterá o recorde de vagas diretas para os Jogos de Paris em 2024. Assim, ao todo, serão distribuídos carimbos no passaporte em 33 modalidades. Sendo em 21 classificações diretas e nas outras 12 serão somados pontos para o ranking. Nenhum outro evento no Mundo distribuirá tanto.

 

Ao todo, são cerca de 39 modalidades esportivas. O Brasil vem embalado para essa edição depois do resultado histórico em 2019, quando só ficou atrás da delegação dos Estados Unidos no quadro geral de medalhas.

 

 

Entre as novidades para a edição de Santiago, está a estreia do skate no cronograma do Pan-Americano. Dessa forma, a modalidade que fez sucesso nas olimpíadas de Tóquio no ano passado, fará seu debute no Pan ao lado da patinação artística e patinação.

 

Vagas garantidas

Em algumas modalidades, o Brasil já garantiu o carimbo no passaporte para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Como no caso da vela que já definiu os convocados para o Pan. Entre os nomes relacionados, estão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze. A dupla tentará conquistar a segunda medalha de ouro seguida na classe 49erFX.

 

A asseguração de sete vagas no tiro com arco aconteceu durante o Campeonato Pan-Americano que aconteceu em novembro deste ano. Antes disso, nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, o Brasil havia assegurado uma vaga via cota individual com Ane Marcelle dos Santos. Além dela, o medalhista do Pan e vice-campeão mundial, Marcus D’Almeida, também marcará presença entre os atletas.

 

 

No rugby sevens, os Tupis e as Yaras já garantiram seu lugar no Pan. As mulheres asseguraram a presença em junho deste ano, após vencerem o Sul-Americano. O time dos homens foi o último a garantir vaga. Em novembro, a seleção brasileira derrotou Costa Rica e Panamá na fase de grupos da versão masculina da competição.

 

Em outubro deste ano, durante os Jogos Sul-Americanos, a seleção brasileira conquistou a medalha de ouro por equipes. Assim, de quebra, levou a vaga para o Pan em Santiago. Meses antes, o Brasil garantiu sete vagas o Pan-Americano de Wrestling, no México. Por fim, outras modalidades seguirão o modelo de ranking ou índice para escolha dos atletas.

 

Fonte: OTD

Comentários